Geraldo Maia

Release

AVIA GERALDO MAIA!

AVIA é o décimo primeiro CD do cantor e compositor pernambucano.
É o segundo inteiramente autoral.
O outro foi Peso Leve (2008), CD de estreia do cantor no âmbito composicional.
Todas as músicas do disco são de autoria de Geraldo Maia. As letras, dos parceiros habituais, como Juliano Holanda (autor da letra de AVIA, que dá título ao CD), Paulo Marcondes e Marco Polo, e dos novos parceiros de Geraldo, como o poeta Everardo Norões, o jornalista Marcelo Pereira, Silvério Pessoa, Xico Bizerra, Tibério Azul e John Holtappel.
“AVIA é um disco singular na minha trajetória. Basicamente somos eu, BRENO LIRA, JULIANO HOLANDA e AREIA fazendo tudo; e pela primeira vez toco violão em praticamente todas as faixas. Há também um fato a registrar: todas as letras são dos parceiros. O disco também tem uma sonoridade que é muito simples, ao contrário do Peso leve, que era cheio de texturas, mas AVIA tem um clima forte, compacto, o som está coeso, e tem uma leveza que me agrada”, afirma Geraldo.
AVIA alterna dois climas aparentemente díspares, mas que se complementam para conferir ao disco uma unidade sonora e temática que também está presente nas letras.
“Há um viés pop e outro mais ligado à tradição da canção brasileira, elemento esse que é bastante presente na minha formação.
As letras falam de política, em todas as suas vertentes, atitudes, matizes, reflexão e simbologias, mas falam também de política num âmbito mais filosófico, mais do indivíduo, digamos assim, como é o caso da letra de O FILÓSOFO NO TRAPÉZIO, do já citado jornalista e poeta Marcelo Pereira.
AVIA conta com três participações especiais: ALMÉRIO, ANINHA MARTINS E ZÉ BROWN.


Repertório:

1. Avia (Geraldo Maia/Juliano Holanda
2. O filósofo no trapézio (Geraldo Maia/Marcelo Pereira)
3. Bicho gente (Geraldo Maia/Everardo Norões) /Ecce Homo (Erickson Luna)
4. Rock do ofício (Geraldo Maia/Everardo Norões)
5. Changes (Geraldo Maia/John Holtappel)
6. Desmundo (Geraldo Maia/Paulo Marcondes)
7. O olho do menino (Geraldo Maia/Everardo Norões)
8. Goiaba (Geraldo Maia/Everardo Norões)
9. Nudez (Geraldo Maia/Marco Polo)
10. A fada e o rouxinol (Geraldo Maia/Juliano Holanda)
11. Se me quer bem (Geraldo Maia/Silvério Pessoa)
12. Afiado (Geraldo Maia/Tibério Azul)
13. Por quê? (Geraldo Maia/Marcelo Pereira)
14. O rato roeu (Geraldo Maia/Xico Bizerra)
15. O filósofo no trapézio - vinheta (Geraldo Maia/Marcelo Pereira)


Perfil do Artista

Geraldo Maia iniciou sua carreira no início da década de 80. Um dos seus primeiros shows foi o ‘Coração de Pirata’, ao lado do então cantor e compositor Marco Polo. Em 1983 apresentou, com grande sucesso, no Teatro do Parque, o show ‘À Noite tem mais luzes’ e nesse mesmo ano abriu o show de Miúcha e Braguinha dentro do ‘Projeto Pixinguinha’.

Participou como intérprete nos discos ‘Baile do Menino Deus’(1983), ‘O Pavão Misterioso’(1984), ‘Bandeira de São João’(1986) e ‘Arlequim’(1987), todos de autoria de Antônio José Madureira, Assis Lima e Ronaldo Correia de Brito. Com uma canção de um dos discos (“Romã, romã”) gravou o programa ‘Som Brasil’, de Rolando Boldrim, então na Rede Globo de Televisão.

Fez show de abertura para diversos artistas, entre os quais Zizi Possi, Milton Nascimento, Beto Guedes , Cida Moreira, Zeca Baleiro, Belchior, Emílio Santiago entre outros.  Participou em 1984 do ‘Projeto Pixingão’, na Sala Sidney Miller, no Rio de Janeiro.

Quando ainda estávamos na pré-história da atual cena musical pernambucana lançou, ao lado de Henrique Macêdo, o disco ‘Cena de Ciúme’(1987), que fez sucesso na cidade e esgotou em pouco tempo as mil cópias produzidas. Geraldo também foi dirigido por João Falcão no espetáculo musical ‘Brasil Sem Vergonha’ (1988).

Em setembro de 2001 Geraldo lançou seu segundo CD, “Astrolábio”. No disco, Geraldo interpreta vários compositores pernambucanos, entre os quais Lenine, Lula Queiroga, Marcelo Soares, Carlos Pena Filho, Paulo Marcondes, Aristides Guimarães, Alex S., entre outros. Nesse disco conta com a participação especial de vários nomes da nova cena musical pernambucana, como Fábio Trummer, Lúcio Maia, Pupilo, Areia, Spok, Isaar, DJ Dolores, Chão e Chinelo, dentre outros. Em dezembro lançou o CD com um show bastante aclamado, no Teatro Apolo.

Em fevereiro de 2003 Geraldo esteve no Rio de Janeiro, onde gravou ao lado de Yamandú Costa a canção “Deusa da minha rua”, para o filme de Guel Arraes – ‘Lisbela e o Prisioneiro ‘, bem como para o CD com a trilha sonora do respectivo filme. Em outubro do mesmo ano esteve outra vez no Rio para gravação, na Rede Globo, do “Especial Lisbela”, que também foi lançado em DVD.

Geraldo lançou no final de 2004 seu terceiro CD solo, “Samba do Mar Quebrado”. Nos dias 09 e 10 de julho realizou o show de lançamento do mesmo, no Teatro de Santa Isabel, projeto que foi patrocinado pela Chesf com incentivo do Funcultura – Governo do Estado.

A seguir viajou para o Rio de Janeiro, onde apresentou o show “Samba do Mar Quebrado”, nos dias 04 e 05 de junho, no conceituado Mistura Fina. Esse show foi dirigido por João Falcão, renomado teatrólogo recifense.

Participou, junto com grandes nomes da música brasileira, da gravação do CD “100 Anos de Frevo”, e do respectivo show de lançamento, ocorrido no Marco Zero no dia 9 de fevereiro.

Em 2007 Geraldo Maia lançou seu quarto CD, “Samba de São João”, projeto esse realizado com recursos do Funcultura.

Em setembro de 2007 Geraldo e banda estiveram no Rio de Janeiro, onde gravaram o “Programa Som Brasil” (Especial Djavan), da Rede Globo de Televisão. O programa foi ao ar no dia 30 de novembro desse mesmo ano e as canções do programa estão disponíveis no YouTube.

Lançou também o seu quinto CD – “Peso Leve” – primeiro com composições de sua própria autoria. Esse disco contem 14 canções, todas de Geraldo em parceria com Paulo Marcondes, Juliano Holanda, Lula Queiroga, Rogerman, Sérgio Cassiano entre outros.

No final de 2008 Geraldo Maia, junto com Isaar, foram contemplados em Pernambuco no “Projeto Pixinguinha”. A premiação envolveu, para o ano de 2009, a gravação de um novo CD e a realização de 3 shows no estado.

No final de 2009 Geraldo esteve em São Paulo, onde gravou o “Programa Sr. Brasil”, de Rolando Boldrim, na TV Cultura.

Em 2010 Geraldo participou de vários shows e lançou o CD “Lundum”.

Em 2011 lançou o CD “Ladrão de Purezas” - Um Tributo a Manezinho Araújo e esteve em São Paulo onde gravou o “Programa Ensaio”, de Fernando Faro, na TV Cultura, com as músicas deste CD.

Em 2012 grava Estrada, disco autoral encomendado pela Revista Continente. Também em 2012, em parceria com o violonista Vinícios Sarmento grava Voz e Violão, no cd os dois artistas reinterpretam músicas de Chico Buarque. O repertório do disco deu origem ao show apresentado na Arena Espaço SESC em Copacabana, sob direção de João Falcão.

Em 2014 Geraldo Maia arrisca-se na literatura e lança BREU, livro autobiográfico desafiador e poético com reflexões sobre sua relação com a morte física e a perda da inocência.

O mais recente trabalho é Avia seu 11º disco, lançado em 2015. Nele Geraldo Maia compôs todas as melodias, que foram letradas por parceiros como Juliano Holanda, Marcelo Pereira, Everardo Norões, Marco Polo, Paulo Marcondes, John Holtappel, Xico Bizerra, Silvério Pessoa e Tibério Azul.

Obra:
1987 - Cena de Ciúme (LP) em parceria com Henrique Macedo
1999 – Verd’água
2001 – Astrolábio
2004 – Samba do Mar Quebrado
2007 – Samba de São João
2008 – Peso Leve
2009 – Lundum
2011 – Ladrão de purezas
2012 - Estrada
2012 - Voz e Violão, em parceria com Vinícius Sarmento
2014 - Breu (livro)
2015 - Avia

Participações em discos de outros artistas:
Geraldo Maia já participou em inúmeros CDs, dentre os quais: 100 Anos de Frevo, Os três Geraldos (Geraldo Azevedo, Geraldo Maia e Geraldo Amaral), Lula Queiroga, Zeh Rocha, Gonzaga Leal, Lucinha Guerra, Lisbela e o prisioneiro, Xico Bizerra, Maciel Melo, Roberto Cruz entre outros.


Contatos
Rua Gomes Coutinho, 188 – Tamarineira
CEP: 52051-130 - Recife – PE
Fones: (0xx81) 3269-3441 e 8879-3441
E-mail: contato@geraldomaia.com.br
Site: www.geraldomaia.com.br
Facebook: Geraldo Maia